BACKGROUND
O setor agrícola tem assistido à transição de um modelo de produção extensiva para um modo predominantemente intensivo, sustentado pela necessidade de alimentar a crescente população mundial. O processo de intensificação agrícola, quando gerido incorretamente, leva à sobreexploração dos recursos naturais e a uma consequente redução dos serviços de ecossistema que lhes estão associados. A transição para uma agricultura intensiva é visível também no interior Alentejano onde biodiversidade, qualidade do solo e da água têm estado sobre pressão. Como consequência, as culturas tradicionais normalmente bem adaptadas e resilientes, como os olivais, vinhas e montado têm enfraquecido e tornado mais suscetíveis a stresses bióticos e abióticos. Estes impactos negativos da agricultura estão, em parte, relacionados com o atual modelo de economia linear que leva à depleção dos recursos. A economia circular apresenta uma alternativa possível, com grande potencial para reverter estes efeitos.
SINOPSE
O novo projeto de Educação Ambiental ABC-AgriBioCircular do InPP foi aprovado pelo programa Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2022). O projeto pretende implementar um programa educativo nos olivais, vinhas e montado da empresa Reynolds Wine Growers SA, onde serão desenvolvidas atividades que visam dar a conhecer bons exemplos da aplicação dos princípios da economia circular à agricultura e de como estes influenciam a biodiversidade. Será dada enfâse aos insetos, um grupo que muitas vezes é conotado negativamente e cujo papel nos ecossistemas e na nossa alimentação é desvalorizado.
O projeto ABC-AgriBioCircular tem como lema a citação de Confúcio, pensador e filósofo chinês: “If your plan is for one year, plant rice. If your plan is for ten years, plant trees. If your plan is for one hundred years, educate children”. Neste sentido, o projeto destina-se aos mais jovens, aos estudantes da Escola Secundária Dom Sancho II de Elvas e da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), bem como ao público em geral.
O projeto enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 15, uma vez que o programa educativo foi pensado para estimular e consciencializar os jovens participantes do seu papel como parte integrante de uma comunidade – local e global – que está munida de um poder com grande impacto: tomar decisões responsáveis que garantam a proteção do planeta.
Pretende-se, com este projeto, inspirar a nova geração de estudantes a abraçar os conceitos de agricultura sustentável, conservação da biodiversidade e inovação científica, e lançar a semente da transição para a economia circular numa das regiões mais rurais do interior de Portugal.
OBJETIVOS
1.Inspirar os alunos a adotar comportamentos que promovam o consumo e a produção mais sustentáveis, através da partilha de exemplos de sucesso de práticas de economia circular aplicadas à agricultura local.
2.Despertar a curiosidade dos alunos para a biodiversidade e, em particular, para o papel da entomofauna agrícola (i.e., comunidade de insetos) e das comunidades de organismos endófitos (i.e., microrganismos que vivem no interior das plantas) como geradores de serviços de ecossistema, especialmente como agentes de biocontrolo contra pragas e doenças em olivais, vinhas e montado.
3.Sensibilizar os beneficiários do projeto de que o Capital Natural dos olivais, vinhas e montado, característicos da área circundante a Elvas, é quantitativamente e temporalmente dependente da sanidade, da biodiversidade e da gestão sustentável destes sistemas naturais.
4.Capacitar os estudantes do ensino superior, futuros técnicos agrícolas, em metodologias de análise experimental e bioinformática, consciencializando-os sobre as evidentes vantagens da economia circular no que respeita a reduzir a produção de resíduos e poluição; aumentar a biodiversidade e assegurar os serviços de ecossistema a longo prazo.
ATIVIDADES
O projeto inclui as seguintes atividades:
1. Organização de eventos de abertura e de encerramento do projeto.
2.Conceção de ações de formação e capacitação em aula (Março, Abril, Maio e Junho).
3. Visitas e atividades práticas à Reynolds Wine Growers em Março, Maio e Outubro.
4.Desenvolvimento de uma plataforma webGIS para acesso a dados de ciência cidadã.
5.Preparação do podcast (rubrica), intitulado “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, semanal, que será transmitido na Rádio Elvas e que pretende dar a conhecer o projeto e as subsequentes atualizações, para que a comunidade de toda a região seja informada sobre o projeto educativo.
Todos os RECURSOS (podcasts, vídeos, apresentações e outros materiais) produzidos ao longo deste projeto estarão disponíveis para download.
ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS
FINANCIAMENTO