3ª sessão em sala de aula do Projeto ABC: Economia Circular e Serviços dos Ecossistemas na Agricultura

Nos dias 23 e 24 de Maio decorreu a terceira atividade do Projeto ABC – AgriBioCircular, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), que reuniu novamente os investigadores do InPP e os alunos da Escola Dom Sancho II e da Escola Superior Agrária de Elvas. O encontro trouxe aos mais novos conceitos de Economia Circular e apontou como aplicá-los para resolver os desafios ambientais relacionados com a agricultura. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de descobrir as diversas formas pelas quais os insetos contribuem para os serviços dos ecossistemas e a importância destes animais para o equilíbrio ambiental.

No início da aula, os alunos receberam uma introdução abrangente sobre economia circular e sobre o seu papel na promoção da sustentabilidade. A economia circular é um modelo que procura minimizar a extração de recursos naturais, reduzir o desperdício e promover a reutilização e reciclagem de materiais. No contexto agrícola, este modelo implica repensar a produção, a gestão de resíduos, o consumo de água e energia, bem como a preservação da biodiversidade.

Durante as discussões, os alunos também exploraram as principais possibilidades de promover a economia circular em práticas agrícolas, visando solucionar os problemas ambientais enfrentados pelo setor. Algumas estratégias abordadas incluíram a implementação de sistemas de produção mais eficientes, o uso de técnicas agrícolas sustentáveis, como a agroecologia e a agricultura orgânica, a redução do desperdício de alimentos através da implementação de cadeias de abastecimento mais eficientes e a promoção do uso de energias renováveis.

Logo em seguida, a aula abordou o tema dos serviços dos ecossistemas e a sua relação com os insetos. Estes serviços podem ser classificados em quatro categorias principais: serviços de provisão ou aprovisionamento (como a oferta de alimentos, água e matéria-prima), serviços de regulação (que envolvem a regulação do clima, qualidade do ar e da água, controlo de pragas, etc.), serviços culturais e de recreio (que englobam os aspetos recreativos, educacionais e estéticos) e serviços de suporte (que sustentam os processos naturais, como a formação do solo e a polinização).

Já os insetos apresentam um importante papel nos serviços de suporte, uma vez que eles atuam como polinizadores, promovendo a reprodução das plantas, contribuindo assim para a produção de alimentos. Além disso, os insetos também são decompositores, ajudando na decomposição de matéria orgânica e na reciclagem de nutrientes no solo. Alguns insetos também atuam como predadores naturais de pragas agrícolas, controlando a população de forma natural, reduzindo a necessidade de pesticidas.

No entanto, os estudantes também observaram que os insetos podem fornecer serviços negativos, chamados de “disservices”, como é o exemplo das pragas e da transmissão de doenças por vetores. Uma revelação interessante foi a descoberta de que os insetos podem ser uma nova fonte de proteínas, como é o caso dos “edible insects”. Esta prática tem ganho destaque como uma solução sustentável para a segurança alimentar global, visto que os insetos possuem um baixo impacto ambiental em comparação à produção convencional de proteínas de origem animal. No final da aula, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar alguns insetos, ampliando os seus horizontes gastronómicos.

A atividade em sala de aula sobre economia circular e serviços dos ecossistemas prestados pelos insetos despertou nos alunos uma consciência ainda maior sobre a importância da preservação da biodiversidade e da valorização destes serviços, destacando o papel fundamental dos insetos no equilíbrio ambiental e na busca por um futuro agrícola mais resiliente e responsável.

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