Na passada segunda-feira, dia 27 de novembro, teve lugar a sessão de encerramento do projeto ABC no auditório da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre, um projeto liderado pelo InnovPlantProtect (InPP) e financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do programa Estratégia Nacional Educação Ambiental 2020. Este evento pretendeu dar voz aos alunos, em diferentes formatos (posters, vídeos e outros) que retratassem os temas que foram desenvolvidos durante o projeto: a agricultura sustentável, a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas, a ciência cidadã e a economia circular. A Rádio Elvas foi convidada para o evento, bem como o vereador Hermenegildo Rodrigues, em representação da Camara Municipal de Elvas. A sessão de abertura do evento contou com a Diretora da ESAE, Rute Guedes dos Santos.
A equipa do InPP começou por apresentar em formato multimédia (“flash news”: ABC news) um resumo do programa do evento. Em seguida foi apresentado um vídeo que pretendeu resumir as atividades desenvolvidas no último ano do projeto, tanto em sala de aula, como no campo, nomeadamente na herdade Reynolds Wine Growers, Arronches. Em seguida, um grupo de alunos e professores foram entrevistados de forma a ouvir diretamente e de sua voz, como vivenciaram o projeto ABC e o que significou para eles. O noticiário do ABC continuou com as apresentações de trabalhos dos alunos, em diversos formatos, sobre as temáticas do projeto. Começámos pelo trabalho específico dirigido aos microorganismos endófitos, onde um estudante da ESAE, Henrique Canha, teve a oportunidade de desenvolver o seu estágio de curso, e explicou como a microbiologia pode ser utilizada para ajudar o agricultor.
O momento que se seguiu foi dedicado ao tema da economia circular. Os alunos apresentaram quatro vídeos em formato de entrevista, dirigidos a vários grupos da nossa sociedade (alunos, professores, ambientalistas, técnicos e agricultores), focando sobretudo na importância da economia circular, mas não só. Neste espaço ouve ainda tempo para ser lida uma carta de incentivo às práticas de economia circular, escrita pelos Alunos da Escola Secundária D. Sancho II, e dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Elvas, o Comendador Rondão de Almeida. O vereador Hermenegildo Rodrigues teve a oportunidade de responder à carta e de informar a plateia acerca das práticas de economia circular atuais e daquelas previstas para breve no Município de Elvas.
Outro dos temas abordados foi os serviços de ecossistema em vinha. Os alunos decidiram apresentar este tema em formato de póster científico. Neste espaço, os alunos autores foram entrevistados sobre diversos tópicos em agroecologia de vinhas e sobre os diversos tipos de benefícios (serviços) que com esta abordagem podem ser obtidos. O painel seguinte, em formato vídeo, e totalmente coordenado pelos alunos da ESAE, foi dedicado às atividades do microbioma, contando com testemunhos de Nélson Martins, gestor agrícola da Reynolds Wine Growers, de alunos do ensino superior e de investigadores sobre a atualidade e pertinência da gestão agrícola assente no melhoramento do microbioma dos solos.
O evento continuou com um momento teatral surpresa, proporcionado por um grupo de alunos da Escola Secundária D. Sancho II. Nesta pequena peça, os estudantes representaram um momento de argumentação entre três intervenientes do nosso meio rural (agricultor, cidadão e cientista) sobre o tema agricultura biológica vs. agricultura convencional. Pela originalidade e audácia dos intervenientes, esta atividade foi premiada pela equipa do projeto. O evento terminou com a exibição de um vídeo sobre ciência cidadã preparado por um grupo de alunos da Escola Secundária D. Sancho II. A equipa do projeto considerou este vídeo elaborado e surpreendente, tendo este também sido premiado.
O projeto ABC deixa para trás um programa educativo que estabeleceu uma colaboração entre o InPP e a escola local e que ajudou os alunos a tomar consciência das ferramentas que têm à sua disposição para promover a biodiversidade na agricultura, participar num projeto de ciência cidadã, abraçar a economia circular, compreender o valor dos recursos naturais e os tipos de serviços de ecossistemas que fornecem.