No dia 19 de abril e 2 de maio, os alunos do projeto ABC estiveram envolvidos na segunda atividade em sala de aula que abordou temas como o agroecossistema e o papel da biodiversidade na manutenção do seu equílibrio, as diferentes relações ecológicas, e a ciência cidadã. Orientados pelos investigadores do InnovPlantProtect, os estudantes mergulharam numa jornada de descobertas e aprendizagem.
A atividade começou com a apresentação do conceito de Agroecossistema, que explora as relações entre os seres vivos, as espécies de importância agrícola e o ambiente em que vivem, tendo em consideração a influência das práticas na agricultura, como a produção de alimentos vegetais e animais. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar em discussões e dinâmicas, onde puderam perceber os conceitos e exemplos das relações ecológicas entre os seres vivos, as harmoniosas e desarmoniosas, tanto entre espécies diferentes (relações interespecíficas), quanto entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas).



Com esta atividade foi possível para os alunos compreenderem a importância crucial da biodiversidade para o equilíbrio do ecossistema. Uma vez que uma maior diversidade de espécies promove um número maior de relações no ambiente, o que regula a dinâmica das populações e também promove um ecossistema mais equilibrado. De seguida demonstrou-se como a Agroecologia e os seus princípios estão alinhados com a conservação da biodiversidade, além de propôr uma produção sustentável, incentivando os alunos a refletirem sobre a conservação da natureza e o uso responsável dos recursos naturais na produção agrícola.



Além disso, os estudantes foram introduzidos aos princípios e benefícios da ciência cidadã, uma abordagem colaborativa em que os cidadãos comuns podem contribuir para a investigação científica. Por fim, os alunos puderam perceber como seria desenvolvida a atividade de ciência cidadã do projeto, que envolveria duas investigações distintas. A primeira investigação envolveu o estudo da biodiversidade dos insetos, enquanto a segunda se concentrou na população de microrganismos, com ênfase nas bactérias presentes em algumas árvores da região previamente selecionadas pela equipa do projeto (oliveiras, laranjeiras, vinha e carvalhos) . Para realizar as pesquisas, os alunos utilizariam a aplicação Open Data Kit (ODK), uma ferramenta open source que permitiu recolher dados de forma digital e eficiente, a partir dos telemóveis dos estudantes.



Após a explicação teórica, os alunos foram convidados a dirigirem-se ao pátio da escola, onde puderam realizar um teste prático com a ajuda da aplicação ODK e esclarecer as dúvidas enquanto exploravam a ferramenta digital de recolha de dados. A experiência foi bastante apreciada pelos estudantes, que elogiaram a dinâmica da aula e a oportunidade de utilizar o telemóvel, que é uma tecnologia muito familiar para os mesmos, como uma ferramenta para contribuir para a Ciência. A integração entre teoria e prática permitiu despertar nos alunos um verdadeiro entusiasmo pela investigação científica.



Com o envolvimento dos alunos, o projeto ABC continua a transformar a sala de aula num espaço de aprendizagem envolvente, que visa desenvolver uma consciência ambiental e promover a Ciência Cidadã como uma ferramenta valiosa para perceberem o papel da Ciência e da Biodiversidade no meio ambiente.