No dia 26 de maio decorreu a segunda atividade do projeto ABC – AgriBioCircular, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), na herdade da Figueira de Cima, propriedade da Reynolds Wine Growers. Durante a atividade os alunos participantes do projeto puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e entrar em contacto com as principais técnicas de amostragem de insetos nas vinhas e olivais. Esta atividade foi fundamental para que os alunos entendessem a importância da monitorização e do controlo de pragas, visando a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola.
Durante a visita, os alunos foram introduzidos a diferentes técnicas de amostragem, como as armadilhas cromotópicas, armadilhas fotográficas, armadilhas ativas com ferormonas e aspiradores, bem como técnicas específicas para vinhas e olivais. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer as principais pragas associadas às vinhas, como a cigarrinha verde e a traça da uva, e receberam uma introdução às pragas do olival, como a mosca da azeitona e a traça da oliveira.
Compreender os ciclos de vida, os danos causados e as estratégias de controlo destas pragas é essencial para uma agricultura sustentável e de baixo impacto ambiental. A visita à herdade Reynolds também incluiu uma introdução ao uso de aspiradores para a monitorização de pragas no olival. Esta técnica permite uma recolha mais direcionada e eficiente de insetos, auxiliando no controlo e na tomada de decisões baseadas em informações precisas.
Os alunos também aprenderam mais sobre outras bases de dados da aplicação ODK, utilizadas pelos investigadores do InPP, participaram também na atividade de contagem de insetos e de recolha de ramos proposta para o projeto, e puderam realizar uma contagem de adultos de cigarrinhas verdes nas armadilhas cromotrópicas. Houve também a possibilidade de simularem uma contagem de ninfas nos ramos da vinha, seguindo um protocolo semelhante ao utilizado pelos investigadores do InPP.
Num outro momento da visita, os alunos puderam observar de perto as diferenças na biodiversidade entre um campo de produção biológica e outro convencional, a partir das armadilhas recolhidas nestes locais. Esta experiência proporcionou uma compreensão mais ampla dos impactos das práticas agrícolas na diversidade de insetos e no equilíbrio do ecossistema.
Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar lupas para observar as pragas de forma mais detalhada e analisar as imagens capturadas pelas armadilhas fotográficas, bem como conhecer o sistema de reconhecimento automático das ordens de insetos presentes na foto, que é baseado em inteligência artificial. Esta atividade permitiu que os estudantes se aproximassem da realidade do trabalho de campo e desenvolvessem competências de identificação e análise das pragas agrícolas, assim como tomassem conhecimento das principais tecnologias associadas à monitorização de pragas.
Mais uma vez, a atividade prática foi uma experiência enriquecedora para os nossos alunos, que puderam aplicar os conhecimentos teóricos num ambiente real e desenvolver competências de observação e análise. A partir das nossas atividades, os alunos da Escola Dom Sancho II desenvolveram posteres informativos sobre os conceitos apreendidos e as conclusões.
O Projeto ABC continua a incentivar a aprendizagem e a consciencialização sobre práticas sustentáveis na agricultura, proporcionando aos alunos oportunidades únicas de aprendizagem e de se envolverem em soluções para os desafios atuais. Estamos ansiosos pela próxima atividade e pelos avanços que alcançaremos juntos nesta jornada de conhecimento e transformação.