BACKGROUND
A bactéria Xylella fastidiosa foi detetada há quatro anos em Portugal em plantas de lavanda num zoo em Vila Nova de Gaia, no Porto. Associada a doenças que têm sido devastadoras para a agricultura, esta bactéria afeta uma ampla variedade de árvores, arbustos e plantas herbáceas – vulgares em espaços urbanos e rurais ou de elevado valor económico – que podem ser hospedeiras desta bactéria, tais como a oliveira, videira, amendoeira, citrinos, sobreiro, acácia, nogueira, plátano, rosmaninho ou alecrim.
A X. fastidiosa vive dentro da planta, mais concretamente, nos vasos xilémicos que transportam água e nutrientes das raízes para os caules e folhas.
A sua transmissão pode decorrer da atividade humana, através do transporte de plantas contaminadas, mas também de uma planta infetada para uma planta sã, através de insetos vetores ‘especialistas’ em alimentar-se da seiva do xilema das plantas, como as cigarrinhas-das-espumas, que perfuram o xilema da planta para extrair água e nutrientes.
Dado que estes insetos vetores desempenham um papel fundamental na propagação da X. fastidiosa, é necessário recolher dados sobre o desenvolvimento sazonal e o ciclo de vida dos vetores, para apoiar uma abordagem quantitativa de avaliação dos riscos, bem como o desenvolvimento de medidas de gestão integrada de pragas para controlar os vetores no campo, tanto em sistemas agrícolas convencionais quanto orgânicos.
OBJETIVOS
O projeto XVectors.pt – Biologia de insetos vetores que se alimentam da seiva do xilema e vetores potenciais de Xylella fastidiosa em Portugal pretende estudar as cigarrinhas-das-espumas, um grupo de insetos com várias espécies presentes em toda a Europa e muito frequentes em Portugal (e.g. Philaenus spumarius, Neophilaenus campestris). Estes insetos alimentam-se do xilema de uma multiplicidade de plantas hospedeiras, desde árvores a arbustos ou plantas herbáceas, sendo considerados por vários especialistas como os principais vetores da X. fastidiosa na Europa.
Em mais detalhe, os objetivos específicos deste projeto são:
- Contribuir para o conhecimento da biologia da alimentação dos insetos vetores e potenciais vectores de X. fastidiosa em Portugal;
- Identificar os principais insetos vetores de X. fastidiosa em Portugal, nomeadamente as espécies mais abundantes e com maior risco potencial;
- O projeto tem ainda como outros objetivos, relacionar as variáveis meteorológicas com a distribuição espacial e temporal das diversas espécies de cigarrinhas-das-espumas. No projeto, o InPP está envolvido como prestador de serviços.
ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS
FINANCIAMENTO