InnovPlantProtect mostrou soluções de base biológica e digital para proteção de culturas a Braga

O laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP) esteve presente, pela primeira vez, na 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, no stand n.º F88 no Altice Fórum Braga, entre os dias 21 e 24 de março de 2024.

No stand foi possível conhecer melhor a atividade do InPP no âmbito do desenvolvimento de soluções inovadoras de base biológica e digital para a proteção de culturas contra pragas e doenças, incluindo serviços e produtos concretos que o CoLAB já está preparado para oferecer ao setor agrícola e ao mercado.

Créditos das imagens: InnovPlantProtect – Inês Ferreira

Três dos investigadores do InPP, Alexandra Machado, João Colaço e Nuno Faria, e a gestora de comunicação, Inês Ferreira, estiveram no local ao longo dos quatro dias da feira, para demonstrar ao visitante as várias valências do InPP.

O Departamento de Novos Biopesticidas, por exemplo, levou agentes de controlo biológico (BCA, na sigla inglesa) – fungos e bactérias em placas de Petri, nomeadamente o fungo Magnaporthe oryzae, causador da piriculariose do arroz, bem como alguns BCA que inibem o M. oryzae.

Para além disso, a equipa levou ainda várias espécies de algas em pó, com diferentes cores, como azuis, verdes e vermelhas, que têm estado a ser exploradas no âmbito do projeto Vertical Algas, integrado na Agenda Mobilizadora Pacto de Bioeconomia Azul, para perceber qual a capacidade destas para serem biopesticidas contra fungos e bactérias causadores de doença em várias culturas agrícolas importantes para a agricultura nacional e não só.

Créditos das imagens: InnovPlantProtect – Inês Ferreira

O Departamento de Formulações e Desenvolvimento de Processos levou pequenas cápsulas de alginato com corantes, que encapsulam agentes de controlo biológico, para exemplificar o processo de encapsulamento de agentes ativos de biocontrolo no qual o departamento está a trabalhar.

Créditos das imagens: InnovPlantProtect – Inês Ferreira

O Departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco falou sobre análise de microbioma e desenvolvimento de modelos de risco, e deram a conhecer algumas das aplicações desenvolvidas pelo InPP.

Em matéria de Proteção de Culturas Específicas, foi possível conhecer melhor os serviços laboratoriais que oferecemos, nomeadamente de identificação e diagnóstico molecular, bem como observar plantas de trigo, de azevém, de trevo-da-pérsia e de tomate, culturas que têm sido utilizadas no subprojeto SP6 do Pacto da Economia Azul para testar a capacidade bioestimulante e bioprotetora de diversas variedades de algas.

Créditos das imagens: InnovPlantProtect – Inês Ferreira

O Departamento de Monitorização e Diagnóstico de Pragas e Doenças expôs os projetos “ABC – AgriBioCircular”, “MoniTREEng” e “Inteligência Artificial aplicada a um sistema de previsão e deteção precoce de Phytophthora cinnamomi em ecossistemas de montado/ dehesa”. Em destaque estiveram também os sistemas de suporte à decisão baseados em SIG, bases de dados espaciais e aplicações Web/ móveis.

Créditos das imagens: InnovPlantProtect – Inês Ferreira

No primeiro dia da 56ª edição da AGRO, o stand do InPP recebeu a visita do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que ficou a conhecer a atividade do CoLAB e os vários projetos em curso. Ainda neste dia, a equipa do InPP recebeu a visita de Palmira Maciel, candidata pelo círculo eleitoral de Braga, à Assembleia da República, que veio acompanhada por Sílvia Sousa, um dos elementos da candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga nas Eleições Autárquicas de 26 de setembro de 2021, liderada por Hugo Pires.

Créditos das imagens: InnovPlantProtect – Inês Ferreira

Vídeos, fotos e apresentações estiveram sempre disponíveis num televisor, para que o visitante pudesse “entrar” virtualmente na nossa casa, laboratórios, trabalho de campo, eventos e outras iniciativas, além de conversar com a equipa presente para o receber.

O balanço da participação do CoLAB na AGRO Braga foi positivo, tendo sido capaz de atrair diversos visitantes, sejam profissionais do setor, agricultores e estudantes.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram