Formulações e Desenvolvimento de Processos

Equipa

Membro
Posição
Diretor de Departamento (PhD)
Investigadora (PhD)
Investigador (PhD)
Investigadora (MSc)
Investigador (MSc)

No departamento de Formulações e Desenvolvimento de Processos desenvolvemos novas soluções baseadas em micro e nanopartículas ambientalmente inertes, não tóxicas, para proceder ao encapsulamento e/ou proteção de agentes biológicas, de modo a serem aplicadas às culturas de forma eficaz e com níveis ajustados de persistência.

Neste departamento identificamos materiais naturais provenientes de fontes marinhas e terrestres que permitam envolver ou encapsular os agentes de proteção biológicos destinados ao controlo de pragas e doenças emergentes em culturas agrícolas, tornando-os mais seguros e sustentáveis.

Os agentes de proteção biológicos, microrganismos, fungos ou biomoléculas capazes de prevenir ou controlar ou suprimir pragas e doenças em plantas, têm sido considerados alternativas mais sustentáveis aos pesticidas químicos tradicionais. No entanto, estes agentes são muito sensíveis às condições atmosféricas, e começam a degradar-se rapidamente devido à humidade, temperatura e radiação solar.

Devido à sensibilidade das substâncias ativas, o desafio é desenvolver materiais biodegradáveis e sustentáveis que encapsulem os agentes biológicos, protegendo-os, para que possam ser aplicados de forma eficaz nas culturas agrícolas mediterrânicas.

O encapsulamento dos agentes biológicos traz várias vantagens para o produtor agrícola, nomeadamente a facilidade de manuseamento, a aplicação controlada de dosagens inferiores e menos frequentes, a maior especificidade para o alvo, uma estabilidade prolongada e maximização da permanência, o que leva a uma maior eficácia destes agentes no combate a pragas e doenças das plantas.