InPP participou em mais um seminário da ANIPLA

O InnovPlantProtect (InPP) participou em mais um seminário dedicado ao tema “Tecnologia e Informação na Agricultura – Smart Farm Virtual”, promovido pela Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA), que decorreu desta vez no Algarve, na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), na tarde do dia 7 de novembro. No seminário foi possível debater alguns dos maiores desafios sentidos atualmente pelo setor agrícola, assim como explorar algumas das mais avançadas ferramentas que permitem aos profissionais adotar práticas mais sustentáveis e amigas do planeta.

Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, participou no painel “Ferramentas para sistemas de produção mais sustentáveis” no qual demonstrou algumas das soluções atualmente já existentes, como novas formulações, novos biopesticidas e novas técnicas genómicas, e que estão a ser criadas em resposta às necessidades de produção do setor e às condicionantes impostas pelas exigências do Pacto Ecológico Europeu.

O CEO do InPP foi ainda orador na mesa-redonda “Tecnologia e Informação na Agricultura”, que incidiu sobre as atuais exigências do Pacto Ecológico Europeu e desafios que representa para o dia a dia dos profissionais, assim como para a revisão do Regulamento do Uso Sustentável, e na qual participaram também Gabriela Cruz, Presidente da Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo (APOSOLO), Sandra Germano, técnica da DRAP Algarve, e João Bento Inácio, da empresa JBI Group, em representação dos agricultores da região. A moderação da mesa redonda ficou a cargo de João Cardoso, Diretor Executivo da ANIPLA.

A mesa-redonda encerrou com uma conclusão unânime: é preciso apostar na investigação e desenvolvimento de novas ferramentas para acompanhar o comboio da União Europeia, que por sua vez tem de viabilizar a aprovação de novas soluções, como novos produtos fitofarmacêuticos e biopesticidas, de forma a não deixar os agricultores sem alternativas face aos problemas que deixam de ter solução. Antes de proibir a União Europeia tem que garantir alternativas e regulamentar a aprovação destas novas soluções.

Temas como a importância da Biotecnologia para a adaptação das plantas aos desafios inerentes às alterações climáticas, a necessidade de tornar acessível a Agricultura Digital e de Precisão, a forma como a Agricultura de Conservação protege o solo e promove a biodiversidade estiveram também em debate neste evento, organizado no âmbito do projeto Smart Farm Hub, no qual o InPP é parceiro.

Este é mais um seminário, organizado no âmbito do Roadshow Smart Farm Virtual e promovido pela ANIPLA, e que foi dedicado a sensibilizar profissionais do setor agrícola e público em geral para aquelas que são as melhores práticas para o setor e que mais contribuem para a sustentabilidade do planeta, podendo realmente fazer a diferença no dia-a-dia das suas produções. O roadshow continuará a percorrer as várias cidades do País para dar a conhecer a plataforma Smart Farm Virtual, a extensão digital da Quinta Inteligente da ANIPLA, localizada na Companhia das Lezírias, e que poderá visitar para saber mais sobre práticas agrícolas sustentáveis.

Um agradecimento especial à ANIPLA pela iniciativa! Foi um excelente momento de diálogo e partilha com curiosos, aspirantes e profissionais do setor sobre os principais desafios do setor, assim como ferramentas disponíveis para uma prática agrícola (ainda mais) sustentável.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram