InPP participou em dia de campo dedicado à cultura do arroz

A equipa do InnovPlantProtect (InPP) esteve presente no Dia de Campo da cultura do arroz, promovido pelo Centro Operativo e Tecnológico do Arroz (COTArroz), e que decorreu no dia 20 de setembro de 2023, nas instalações do COTArroz em Salvaterra de Magos, em Santarém.

Neste dia de campo, que contou com a participação da produção, investigação, empresas, indústria e outras entidades ligadas ao setor orizícola, foram apresentadas as actividades de investigação e inovação desenvolvidas pelo COTArroz, com destaque para o Programa de Melhoramento Genético de Arroz, liderado pelo INIAV, IP, para a obtenção de variedades nacionais de arroz já inscritas no Catálogo Nacional de Variedades.

Este Programa foi apresentado no campo, “in loco”, abordando os diversos passos do processo para obtenção de novas variedades de arroz, nomeadamente a avaliação e seleção do material genético disponível e ainda o potencial das novas linhas avançadas existentes. No campo, foi também apresentado o CARAVELA, a primeira variedade portuguesa de arroz carolino a ser comercializada no mercado nacional pela LUSOSEM.

A sessão de abertura foi realizada por Francisco Dias, presidente do COTArroz, e Nuno Canada, presidente do INIAV, seguida de um painel de oradores que abordaram temas de grande importância para o setor como a sustentabilidade económica da cultura, as tendências e novos mercados de consumo de arroz e ainda a temática bastante atual do panorama do controlo das infestantes – riscos e oportunidades, apresentação que coube a António Sevinate Pinto, administrador da LUSOSEM.

Durante este dia decorreu ainda a recolha das últimas amostras no ensaio em campos de arroz do COTArroz, no qual se testou o novo produto desenvolvido pelo InPP para combater o fungo causador da doença da piriculariose do arroz.

Um agradecimento especial ao COTArroz pela organização deste dia! Iniciativas como esta são um valioso momento de partilha de conhecimento e de experiência, que nos traz esperança no futuro da cultura do arroz e contribui para o reforço da viabilidade deste setor.


Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram