No dia 5, o InnovPlantProtect (InPP) esteve presente no Ciência 2023 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que contou com a participação de Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, na sessão “Inovação, sustentabilidade e segurança alimentar: qual o posicionamento e o roadmap dos CoLABs do sector Agro?”, que decorreu pela primeira vez na cidade de Aveiro.
A sessão reuniu os laboratórios colaborativos (CoLABs) da área da Agricultura – o InPP, o FeedInov CoLab, o Food4Sustainability, o SmartFarmCoLAB e o CoLAB VINES&WINES -, para juntos debaterem quais os percursos tecnológicos e estratégicos que os CoLABs têm definido para dar respostas às necessidades e exigências do setor agrícola.
A Sessão foi estruturada tendo um “Keynote speaker” internacional, seguida de uma mesa-redonda moderada por um(a) jornalista, com a presença dos 5 CoLabs e abertura da discussão ao público assistente. Dos resultados esperados relevou-se a identificação das inovações em progresso e o entendimento e eventual ajuste das linhas estratégicas desenvolvidas e a desenvolver, bem como uma maior eficiência na interação entre os Colabs da área da Agricultura.
A iniciativa, que reuniu peritos e investigadores de diferentes áreas científicas, contou com a participação do Primeiro Ministro, António Costa, e com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes. O Encontro foi encerrado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A edição de 2023 do Encontro Ciência decorreu entre os dias 5 e 7 de julho, em Aveiro, no Campus Universitário de Santiago da Universidade de Aveiro, e foi dedicada ao tema “Ciência e o Oceano Para Além do Horizonte”, sendo focado no oceano e águas.
O Encontro Ciência é o maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e, este ano, também com a Universidade de Aveiro. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.
As instituições de I&D nacionais, nomeadamente unidades de I&D FCT, CoLABs, Laboratórios Associados e Laboratórios de Estado, todos os anos participam ativamente no programa científico do Encontro Ciência, através da participação nas múltiplas sessões temáticas paralelas, demonstrações de atividades de I&D e de pósteres dos estudantes de doutoramento.
Mais informações sobre a iniciativa aqui.