A Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) deslocou-se ao território do Alto Alentejo, no passado dia 4 de julho, para fazer um ponto de situação sobre a implementação dos projetos financiados pelo PRR na região e auscultar os diversos beneficiários finais sobre as suas preocupações, dificuldades e sugestões.
A reunião no InnovPlantProtect (InPP), seguida de uma visita guiada às instalações, visou o acompanhamento do projeto Missão Interface, financiado pelo PRR, destinado a garantir o financiamento público de base para o laboratório colaborativo (CoLAB), bem como dos projetos “+Valorcer – Valorizamos a organização da produção de cereais” e “SNM_XylellaVt – Sistema Nacional de Monitorização de Insetos Vetores da Xylella fastidiosa“, liderados pelo InPP, e dos projetos Pacto de Bioeconomia Azul e InsectERA, nos quais o CoLAB é parceiro.
A par disto também foi possível apresentar ao Presidente da CNA, Pedro Dominguinhos, a investigação científica e a inovação desenvolvida pelos cinco departamentos ao longo dos quatro anos de existência do CoLAB, alinhar estratégias para futuras candidaturas ao PRR, bem como evidenciar as mais-valias que o InPP está a trazer ao nível da fixação de postos de trabalho na região.
A comitiva teve ainda a possibilidade de conversar com alguns dos nossos investigadores sobre a sua carreira, o seu percurso académico e científico por várias universidades nacionais e estrangeiras, e ficar a conhecer o que os levou a mudarem-se para a cidade de Elvas.
Para além deste projeto, foram abordadas outras candidaturas já apresentadas ao PRR, com relevância para o território e que ainda aguardam aprovação, e adiantada a intenção de submissão de outras que se encontram em fase de elaboração.
O diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, bem como os diretores de departamento, Cristina Azevedo, Sandra Correia, Ricardo Ramiro, iLaria Marengo e David Learmonth, receberam a comitiva.