O InnovPlantProtect na 59ª FNA

(Atualizado)

O laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP) esteve presente na Feira Nacional de Agricultura 2023 (FNA23), no stand 6 da Nave B, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, entre os dias 3 e 11 de junho de 2023.

No stand, foi possível conhecer melhor a atividade do InPP no âmbito do desenvolvimento de soluções inovadoras de base biológica e digital para a proteção de culturas contra pragas e doenças, incluindo serviços e produtos concretos que o CoLAB já está preparado para oferecer ao setor agrícola e ao mercado.

Parte da equipa de 44 investigadores esteve no local ao longo dos nove dias da feira, para demonstrar ao visitante as várias valências do InPP.

O Departamento de Novos Biopesticidas, por exemplo, mostou agentes de controlo biológico (BCA, na sigla inglesa) – fungos e bactérias em placas de Petri – através da lupa microscópica, nomeadamente o fungo Colletotrichum spp., causador da gafa no olival e o fungo Magnaporthe oryzae, causador da piriculariose do arroz, bem como alguns BCA que inibem o M. oryzae. O Departamento de Formulações e Desenvolvimento de Processos levou amostras exemplificativas de encapsulamento de agentes ativos de biocontrolo, permitindo aos visitantes produzirem pequenas cápsulas de alginato com as suas próprias mãos.

Os investigadores do Departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco falaram sobre análise de microbioma e desenvolvimento de modelos de risco, e deram a conhecer a AgMeteoStats, a nova aplicação desenvolvida pelo InPP, em colaboração com o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), que permite estimar vários parâmetros relevantes para a agricultura, de uma forma que pode ser totalmente controlada pelo utilizador.

Em matéria de Proteção de Culturas Específicas, foi possível conhecer melhor os serviços laboratoriais que oferecemos, nomeadamente de identificação e diagnóstico molecular, bem como observar plantas de choupo em cultura in vitro e uma variedade de tomateiro em miniatura, conhecida como Micro-Tom.

O Departamento de Monitorização e Diagnóstico de Pragas e Doenças expôs os projetos “ABC – AgriBioCircular”, “MoniTREEng” e “Inteligência Artificial aplicada a um sistema de previsão e deteção precoce de Phytophthora cinnamomi em ecossistemas de montado/ dehesa”. Em destaque estiveram também os sistemas de suporte à decisão baseados em SIG, bases de dados espaciais e aplicações Web/ móveis.

No primeiro dia da 59ª edição da FNA23, o stand do InPP recebeu a visita do Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Já no quarto dia recebemos a visita da Comissão de Agricultura e Pescas que ficou a conhecer a atividade do CoLAB e os vários projetos em curso.

Vídeos, fotos e apresentações estiveram sempre disponíveis num televisor, para que o visitante pudesse “entrar” virtualmente na nossa casa, laboratórios, trabalho de campo, eventos e outras iniciativas, além de conversar com a equipa presente para o receber.

O balanço da participação do CoLAB na FNA 23 foi positivo, tendo sido capaz de atrair diversos visitantes, sejam profissionais do setor, agricultores, professores, estudantes e famílias.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram