O 7º dia da Agenda Mobilizadora InsectERA na 59ª edição da Feira Nacional da Agricultura (FNA23), dia 9 de junho, foi inteiramente dedicado ao eixo InFrass – uma nova ERA para os solos, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), um dos 9 eixos da InsectERA.
O InFrass visa utilizar os insetos como ferramenta para a criação de novos fertilizantes orgânicos, sustentáveis e de elevada qualidade, adaptados aos desafios agrícolas do futuro, e foi apresentado por Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, por Ricardo Ramiro, diretor do departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco do InPP, e por Diogo Cardoso, investigador da Universidade de Aveiro.
Ricardo Ramiro falou acerca do “Microbioma: o que é e para que serve na agricultura” e Diogo Cardoso abordou o tema da “Valorização de desperdício agrícola: utilização de entomofertilizante orgânico em plantação de tomate”.
Esta sessão contou com casa cheia com profissionais do setor e culminou com uma discussão em mesa redonda onde se abordaram os interesses e necessidades das várias entidades presentes, tais como as que se dedicam à investigação e desenvolvimento, como o INIAV, e as interessadas no Frass ou Fertilizante Orgânico de Inseto como produto final pronto a nutrir o solos e melhorar a produtividade das culturas, tendo a Agrotejo, a Sogrape, a Generosa e outras entidades possíveis utilizadoras deste novo produto marcado presença.
Na mesa redonda foi ainda convidada a Agrotejo, representada por Mário Antunes, que expôs o seu interesse neste fertilizante pelos seus contributos nutricionais e para a saúde do solo.
Esta foi uma agradável e descontraída conversa que proporcionou a troca de várias opiniões e partilha de contactos que futuramente podem vir a originar parcerias interessantes.