InPP marcou presença em seminário sobre as Agendas Mobilizadoras no Alentejo

O InnovPlantProtect (InPP) participou no evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, um seminário de apresentação e debate de Agendas Mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com investimentos na região do Alentejo, organizado pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), e que decorreu no passado dia 4 de abril, no auditório do PACT, em Évora.

A sessão teve como objetivo fazer um ponto de situação das várias agendas e contou com a participação de representantes do Governo, do Professor Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, bem como com a presença de vários representantes de empresas líderes de agenda e entidades copromotoras de agendas, representantes de municípios da região, entre outros, e uma breve intervenção de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

No seminário, que contou com mais de 100 participantes, foram apresentadas 17 das 32 agendas mobilizadoras com investimentos na região, das quais o InPP faz parte de duas – a InsectERA e o Pacto de Bioeconomia Azul -, às quais se seguiu um momento de discussão, moderado por Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo na CCDR Alentejo, com Pedro Dominguinhos, e António Oliveira das Neves, consultor para a EREI 2030 do Alentejo.

Nesta iniciativa existiu ainda um momento de networking e coffee break, durante o qual foi também possível analisar os 32 posters em exposição que davam conta das diferentes dimensões de cada agenda.

De acordo com os dados disponibilizados no site do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, na globalidade, estas 32 agendas mobilizadoras representam um valor total de aproximadamente 5 936 562 795,22 €, dos quais 770 168 093,18 € estão alocados ao Alentejo. Esta aposta na região provém de cerca de 110 entidades copromotoras de agendas que declararam em candidatura efetuar investimentos na região, no âmbito do PRR.

Esta iniciativa é ímpar a nível regional e está alinhada com a responsabilidade do PACT, enquanto líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT) e entidade agregadora, tendo em vista a coordenação de atividades de desenvolvimento regional, bem como a apresentação à comunidade do impacto que os investimentos do PRR estão a ter na região.

O PACT planeia realizar uma nova sessão no final do ano de 2023, na qual pretende fazer um novo ponto de situação e análise de resultados, em conjunto com as entidades que a nível nacional tutelam a gestão destas Agendas: o IAPMEI e o Ministério da Economia e do Mar.

Créditos de imagem: PACT

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram