InPP esteve em Badajoz para participar em workshop sobre saúde do solo no Montado e implementação de laboratórios vivos

O InnovPlantProtect (InPP) participou no workshop “PREPSOIL Regional Soil Needs” que teve lugar no dia 13 de abril de 2023, em Finca La Cocosa, em Badajoz, Espanha. Este workshop visou debater sobre o estado de saúde do solo no Montado ou Dehesa e os laboratórios vivos como ferramentas para o futuro.

O workshop teve como principal objetivo envolver a comunidade local e compreender qual a sua perspetiva em relação às principais necessidades do solo dos sistemas agroflorestais da região espanhola.

Os diretores de departamento do InPP, iLaria Marengo e Ricardo Ramiro, e a investigadora Manisha Sirsat participaram na iniciativa, que teve como público-alvo o setor privado, a academia, investigadores e políticos, e na qual se explorou os seguintes temas: desafios na saúde do solo do montado/dehesa, relação entre a captura de carbono e a saúde do solo e laboratórios vivos como ferramenta para a saúde futura do solo destes sistemas agroflorestais.

O wokshop foi organizado no âmbito do projeto “PREPSOIL – Preparing for the Soil Deal for Europe Mission”, cofinanciado pelo programa Horizonte Europa, que pretende aumentar a consciencialização e o conhecimento sobre a saúde do solo através da interação, partilha de conhecimento e co-aprendizagem sobre o papel dos solos saudáveis para a sociedade. Impulsionado por um consórcio de 19 parceiros na vanguarda das iniciativas europeias e nacionais do solo, o projeto arrancou a 1 de julho de 2022 com o objetivo de apoiar a Missão da UE para a Saúde do Solo.

Cartaz de divulgação do workshop “PREPSOIL Regional Soil Needs”, que decorreu no passado dia 13 de abril, em Badajoz.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram