Ontem, dia 27 de março, teve lugar a sessão de lançamento do projeto Vertical Algas, integrado na agenda mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul, liderada pela Inovamar, e na qual o InnovPlantProtect (InPP) está envolvido, na Universidade do Algarve, em Faro.
O InPP marcou presença para apresentar a atividade 6 ligada à agricultura que coordena, em parceria com o laboratório colaborativo GreenCoLAB, e que visa identificar, produzir e testar biopesticidas e bioestimulantes à base de algas que tornem a agricultura mais sustentável.
A sessão pública contou com as intervenções de Miguel Marques, Presidente do Conselho de Administração da Inovamar, João Navalho, Presidente do Conselho de Administração da Necton, José Apolinário, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e Pedro Valadas Monteiro, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. A iniciativa contou ainda com uma mesa redonda, moderada pela Necton, que contou com a participação de todos os anteriores intervenientes.
O consórcio Vertical Algas, que envolve um total de 38 entidades, entre empresas, universidades, CoLABs e centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D), terá um financiamento de 44 milhões de euros, e visa dotar o setor das algas nacional de capacidade e vantagens competitivas necessárias, assentes em novos produtos, processos e serviços sustentáveis, para competir nos mercados globais e elevar a marca nacional na bioeconomia azul europeia.
Além deste consórcio, liderado pela Necton, ligado ao setor das algas, lançado esta segunda-feira no Algarve, esta agenda mobilizadora engloba mais seis consórcios secundários, ligados à criação de novas indústrias: biomateriais, bivalves, têxteis, alimentação, rações para animais e peixes.
O Vertical Algas é cofinanciado pelos Fundos Next Generation EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo a maior iniciativa da agenda Pacto da Bioeconomia Azul.
Financiamento: