Projeto ABC realiza primeira atividade de campo com estudantes

A equipa do projeto ABC – AgriBioCircular realizou esta sexta-feira, 24 de março, a primeira atividade de campo com os estudantes da Escola Secundária D. Sancho II e da Escola Superior Agrária de Elvas, na propriedade Reynolds Wine Growers, em Arronches.

Na atividade de campo, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a identificar os insetos que se encontram em cada habitat e a experimentar diferentes técnicas de amostragem de insetos e de microrganismos, tanto através de técnicas tradicionais como de outras tecnologicamente mais avançadas, com recurso a sensores e inteligência artificial.

“O objetivo é colocar em prática, no olival e montado, desta propriedade, o que foi trabalhado em sala de aula, nomeadamente ensinar os alunos a identificar os insetos que se encontram em cada habitat, através de técnicas de amostragem (…) tradicionais, bem como de outras tecnologicamente mais avançadas”, explicou Nuno Faria, investigador do InPP.

Pretende-se que os estudantes “sejam autónomos para identificar o que veem no terreno, bem como que fiquem a saber quais os insetos que são úteis nos ecossistemas, mas também aqueles que são, potencialmente pragas e nocivos para as culturas, no Alentejo”, acrescentou o investigador.

O projeto ABC – AgriBioCircular, liderado pelo InPP, é financiado pelo programa Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2022).

Saiba mais sobre a visita de campo na notícia da Rádio ELVAS aqui.

Créditos de imagem: Rádio Elvas

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram