Na passada quinta-feira, dia 26 de Janeiro, os investigadores do InnovPlantProtect (InPP) estiveram na Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre para realizar o workshop “Agricultura, Biodiversidade, Economia Circular” que pretendeu fazer a ponte entre a investigação e a comunidade escolar.
O workshop, que teve como público-alvo os alunos do Ensino Secundário da Escola D. Sancho II, em Elvas, e do Ensino Superior da Escola Superior Agrária de Elvas, e professores, pretendeu despertar os alunos para a importância da biodiversidade e da economia circular na agricultura e para os vários fatores que podem contribuir de forma positiva para a agricultura, tornando-a uma atividade cada vez mais sustentável, com consequências ao nível da produção e do seu impacto no ecossistema.
No workshop decorreram três palestras que tiveram como oradores investigadores do InPP. A diretora de departamento iLaria Marengo e a investigadora Maysa Toledo foram as oradoras da primeira palestra que teve como tema “Pode a biodiversidade e a economia circular tornar a agricultura mais sustentável”.
A segunda palestra “Insectos: Bons, maus e como identificá-los” teve como oradores os investigadores Nuno Faria e Hadi Sheikhnejad. Ricardo Ramiro, diretor de departamento, ficou responsável pela terceira palestra que teve como tema “Microbioma: o que é e para que serve na agricultura”. A moderação do workshop esteve a cargo de Ana Cordeiro, professora da Escola Superior Agrária de Elvas, e de Paula Grilo, professora da Escola Secundária D. Sancho II.
“Este workshop permitiu-nos perceber o que é a agricultura e tocou em vários assuntos que interessam aos futuros agronómos. Para muitos hoje em dia, a ideia de estudar agricultura é ‘cavar a terra’ e, num cenário de alterações climáticas, a grande missão dos agrónomos é assegurar alimento para a população, e o workshop está feito de uma forma fantástica que aborda a parte dos insetos, das pragas agrícolas e permite perceber as soluções biológicas que podemos ter na agricultura para assegurar alimento e proteger os ecossistemas”, afirmou Henrique Canha, aluno da Escola Superior Agrária de Elvas.
“Este é um tema que está na ordem do dia e como vimos tivemos um feedback extremamente positivo por parte dos alunos”, destacou Ana Cordeiro, professora da Escola Superior Agrária de Elvas. “A parceria com o InPP é fundamental. Iniciamos esta parceria com o estágio de uma aluna e já iremos ter mais dois alunos a colaborar no CoLAB e está a ser fantástico. (…) É de facto uma excelente simbiose”, sublinhou.