Espectro-radiómetro e FluorPen testados pelo InnovPlantProtect para a deteção das infestações de cigarrinha-verde em vinhas

O InnovPlantProtect iniciou no passado mês de Agosto, um ensaio de campo visando investigar a relação entre a atividade fotossintética da videira e as infestações de cigarrinha-verde, envolvendo a utilização de métodos fluorométricos. A utilização desta metodologia teve como objetivo discriminar as diferentes intensidades dos sintomas provocados pelas cigarrinhas, utilizando diferentes parâmetros fotossintéticos.

No mesmo mês, o InnovPlantProtect iniciou também uma nova abordagem para a deteção de infestações de cigarrinha-verde, envolvendo a utilização de radioespetrometria na determinação da intensidade das infestações desta praga. Os trabalhos foram levados a cabo em conjunto por investigadores dos departamentos de Monitorização e Diagnóstico de Pragas e Doenças, Proteção de Culturas Específicas e Gestão de Dados e Análise de Risco, e decorreram nas vinhas da João Portugal Ramos Vinhos SA em Estremoz, numa parcela da casta Alicante Bouschet. O espectro-radiómetro foi operado por Rúben Vicente, investigador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB).

FluorPen:

Durante os trabalhos, foi utilizado o equipamento “FluorPen FP 110” da Photon Systems Instruments, tendo sido realizadas medições ao nível da folha em 12 videiras que exibiam diferentes intensidades dos sintomas provocados por cigarrinha-verde e haviam sido monitorizadas (estrutura e níveis de infestação) semanalmente desde Junho. As medições foram realizadas em folhas expostas à luz e em folhas sujeitas a um período prévio de escuro. As análises estatísticas preliminares realizadas aos dados recolhidos revelaram resultados ainda pouco conclusivos, sendo que para o próximo ano está prevista a extensão destas monitorizações a outras parcelas e castas.

Espectro-radiómetro:

Durante os trabalhos, foi utilizado o espectro-radiómetro “FieldSpec 4” da Malvern Panalytical, tendo sido realizadas medições espectrais ao nível da folha e da folhagem em mais de 40 videiras, que exibiam diferentes intensidades dos sintomas provocados por esta praga. Estas medições visaram obter valores de reflectância (luz relectida) para posterior cálculo de índices de vegetação que discriminem as diferentes intensidades dos sintomas provocados pelas cigarrinhas.

As análises estatísticas preliminares realizadas aos dados recolhidos revelaram resultados bastante promissores, o que abre caminho soluções mais eficientes e ecológicas, para a monitorização em larga escala das infestações da cigarrinha-verde na vinha. Particularmente, estes resultados abrem portas à aplicação de sensores especificamente concebidos para as bandas espetrais identificadas, acoplados em drones ou tratores, e que permitirão uma deteção precoce da praga e tratamentos fitossanitários dirigidos, tanto no tempo como ao nível dos locais a intervir, permitindo uma redução dos custos económicos e ambientais nas explorações.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram