O projeto “IA aplicada a um sistema de previsão e deteção precoce de Phytophthora cinnamomi em montado/ dehesa”, um dos vencedores da edição de 2020 do Programa Promove, lançado pela Fundação “la Caixa”, revelou os primeiros resultados na 42.ª edição do Simpósio Internacional anual de Geociência e Sensoriamento Remoto (IGARSS 2022), que teve lugar entre os dias 17 e 22 de julho de 2022, em Kuala Lumpur, na Malásia.
O IGARSS, o principal simpósio da IEEE Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS), foi o palco para apresentar o trabalho intitulado “Monitoramento dos sintomas da doença de Phytophthora através de imagens multiespectrais e de drone térmico de altíssima resolução”, no qual se descreveu os resultados iniciais obtidos pelo projeto de IA desenvolvido pelo departamento de Monitorização e Diagnóstico de Pragas e Doenças do InnovPlantProtect.
O trabalho foi muito bem recebido pelos participantes durante a apresentação e até deu origem a uma publicação nos anais do simpósio, indexada e apoiada pelo IEEE e que está agora disponível aqui.
O Simpósio IGARSS 2022 destina-se a fornecer uma plataforma para partilhar conhecimento e experiência sobre os recentes desenvolvimentos e avanços em geociência e tecnologias de sensoriamento remoto, particularmente no contexto de observação da Terra, monitoramento de desastres e avaliação de risco.
O projeto “IA aplicada a um sistema de previsão e detecção precoce de Phytophthora cinnamomi em ecossistemas de montado/dehesa” é financiado no quadro do Promove – O Futuro do Interior, programa da Fundação “la Caixa” lançado em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do Interior de Portugal.
Referência bibliográfica
A. Hornero, I. Marengo, N. Faria and R. Hemandez-Clemente, “Monitoring Phytophthora Disease Symptoms Through Very-High-Resolution Multispectral and Thermal Drone Imagery,” IGARSS 2022 – 2022 IEEE International Geoscience and Remote Sensing Symposium, 2022, pp. 7787-7790, doi: 10.1109/IGARSS46834.2022.9884701.