O presidente da Câmara Municipal de Elvas (CME), José Rondão Almeida, visitou hoje pela primeira vez as instalações do InnovPlantProtect (InPP), no polo elvense do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. O autarca foi acompanhado pelo diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e pelo diretor do Polo de Elvas do INIAV, Benvindo Maçãs.
O objetivo da visita foi dar a conhecer o laboratório colaborativo (CoLAB) ao edil, numa fase em que a equipa está a mudar-se para as instalações definitivas, cujas obras estão praticamente terminadas. Rondão Almeida considerou o novo espaço “muito funcional” e quis inteirar-se sobre as pessoas que trabalham no InPP: quantas são, de onde vêm e que funções desempenham.
O InnovPlantProtect conta com um total de 39 elementos, 33 investigadores e 6 administrativos, originários de Elvas, de vários outros pontos de Portugal e do estrangeiro, de países como a Guatemala, Índia, Irão, Itália ou Brasil, entre outros.
O presidente da CME, que é associada fundadora do InPP, manifestou-se satisfeito com o que viu, pelo que pode representar em termos de contributo para o desenvolvimento do Alentejo, considerando o CoLAB “um bom desafio” que o poder local abraçou em conjunto com o INIAV e outras instituições.
Elvas, 16 de março de 2022
Imagens: CMElvas