O sistema IoT (Internet of Things) por detrás dos sensores TreeTalker

A principal novidade do programa educativo do projeto “A palavra aos castanheiros…” é a aplicação da tecnologia digital 4.0, baseada na “Internet das Coisas” (IoT, do inglês Internet of Things), para apoiar e agregar valor aos métodos tradicionais de ensino.

Neste caso, são usados sensores TreeTalker (TT) colocados diretamente nas árvores, que comunicam dados para um servidor remoto, através de uma ligação móvel à Internet.

Nos sistemas IoT, onde os equipamentos se encontram longe da rede elétrica e de redes Wi-Fi (como em florestas ou plantações – neste caso, em soutos), as equipas de desenvolvimento têm como primeira preocupação disponibilizar eletricidade e sinal de rádio para a transmissão de dados.

Figura 1: Informação acerca da carga da bateria do TreeTalker e respetiva troca

Usam-se painéis solares em conjunto com baterias para o fornecimento de eletricidade e o protocolo de comunicação LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) para o tráfego de dado em bruto (raw data).

Outra preocupação é o isolamento do equipamento, de forma a que não passe água para o seu interior, uma vez que estará exposto aos elementos e a intempéries.

Transpostos estes obstáculos, é necessário ligar o concentrador de dados TT Cloud (gateway), que recolhe os dados em bruto dos Tree Talkers, para que sejam transmitidos através de redes móveis (graças a chips como os dos telemóveis) para um servidor de dados na Internet.

Estes dados em bruto têm então de ser convertidos em informações “legíveis”, através de linguagens de programação (Python, por exemplo), para serem exibidos em aplicações sob a forma de gráficos, tabelas, avisos de avarias, etc..

Figura 2: Exemplo de como os dados em bruto (raw data) chegam ao servidor

Figura 3: Informação sobre a temperatura do ar naquele microclima

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram