Os castanheiros falam no Sabugal

InnovPlantProtect e Município do Sabugal instalam sensores em soutos do concelho e lançam programa educativo de valorização do castanheiro como capital natural local.

Serão as árvores a comunicar o seu estado de saúde graças aos sensores TreeTalker. O projeto “Educar para conhecer, proteger e monitorizar os castanheiros através da tecnologia IoT”, que mereceu a aprovação do Fundo Ambiental, é liderado pelo InnovPlantProtect (InPP) e dirigido pela Câmara Municipal do Sabugal (CMS).

A iniciativa visa a gestão sustentável do castanheiro, a valorização dos serviços ecossistémicos e a proteção contra doenças, nomeadamente a doença da tinta, para a qual não existe ainda uma solução concreta. O projeto inclui cursos de formação destinados aos atuais e potenciais responsáveis pela gestão sustentável e proteção dos castanheiros: CMS e produtores de castanha associados da CastCoa – Associação de Produtores de Castanha do Coa; e alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas do Sabugal.

A equipa da CMS e do InPP no Sabugal, no início de setembro, 2021.

A novidade do programa educativo, porém, é que a tecnologia digital 4.0, baseada na “Internet das Coisas” (IoT, do inglês Internet of Things) está a ser aplicada para apoiar e agregar valor aos métodos tradicionais de ensino. Os sensores TreeTalker, instalados à volta do tronco, permitem a monitorização em tempo real das condições fitossanitárias das árvores, detetando o consumo de água (através do fluxo de seiva), o crescimento da biomassa (diâmetro), a humidade do caule, a radiação solar absorvida e o estado de saúde das folhas através de índices espectrais (reflexão da luz).

A Câmara Municipal do Sabugal acaba de divulgar o projeto. Não deixe de ver o vídeo agora lançado, que sublinha a importância do castanheiro para o sustento das comunidades locais e o valor do ecossistema do souto, e mostra a equipa em pleno trabalho de campo. É também uma oportunidade única para ver em ação os investigadores do InPP Manuel Simões, Márcio Almeida e Ilaria Marengo, diretora do Departamento de Monitorização e Diagnóstico de Pragas e Doenças, e coordenadora deste projeto.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram