“Foi motivador os alunos perceberem o que se pode fazer tendo em conta o que se estuda na escola, e até de que forma podem contribuir para a própria comunidade”. A opinião é de Telma Rafael, professora na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, que hoje, 24 de maio, acompanhou o pedipaper realizado no Jardim Municipal da cidade, para a turma do 11º J, do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária.
A atividade, coorganizada pelo laboratório colaborativo InnovPlantProtect (InPP) e por aquela instituição de ensino, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, às quais a Câmara Municipal de Elvas (CME) se associou, visava permitir que os alunos explorassem, identificassem e se maravilhassem com as diferentes árvores do Jardim – o maior espaço verde da cidade – e respetivas características diferenciadoras.
Os 26 jovens presentes, que tiveram a oportunidade de patilhar experiências com meia dúzia de investigadores do InPP, “gostaram da atividade”, que consideraram “bastante interessante e interativa”, entende Telma Rafael. Divididos em equipas, tinham de percorrer uma rota predefinida, ao encontro de uma dezena de árvores diferentes, respondendo a questões sobre as mesmas e resolvendo tarefas.
Como resultado desta atividade, o InPP, a Escola Secundária D. Sancho II, a associação AIAR e a CME pretendem continuar a colaborar com vista ao desenvolvimento de um sistema de identificação para as árvores do Jardim baseado num código QR, que permitirá o acesso móvel a uma “brochura digital” com informações sobre as plantas.
Imagens © 2021 InnovPlantProtect