Árvores do Jardim Municipal desenhadas à vista por urban sketchers

Aguarela, lápis, carvão… foram várias as técnicas utilizadas pelos participantes na atividade de urban sketching realizada a 18 de maio, ao final da tarde, no Jardim Municipal de Elvas. A sessão foi coorganizada pela associação AIAR e pelo laboratório colaborativo InnovPlantProtect (InPP), com o apoio da Câmara Municipal de Elvas (CME), em celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

Aberto à população, o encontro atraiu cerca de uma dezena de sketchers. “Os participantes eram supersimpáticos e superinteressados”, comenta Pedro Rosa, investigador do InPP, que interveio no roteiro inicial efetuado para dar a conhecer as plantas do Jardim aos desenhistas. Carla Moreira, gestora de projeto do InPP, salienta “a partilha de experiências, tanto por parte dos investigadores, como dos participantes”.

A iniciativa abriu mesmo caminho a futuras colaborações e uma maior interação entre a AIAR e o InPP. Em conjunto com a Escola Secundária D. Sancho II e a CME, está já prevista uma cooperação com vista ao desenvolvimento de um sistema de identificação para as árvores do Jardim, baseado num código QR, que permitirá o acesso móvel a uma “brochura digital” com informações sobre as plantas.

O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) que acontece a cada dois anos, no dia 18 de maio. É coordenado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, e contou com eventos em todo o país.

Imagens: © 2021 InnovPlantProtect

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram