À descoberta das árvores fascinantes do Jardim Municipal de Elvas

O InnovPlantProtect (InPP) e a Escola Secundária D. Sancho II, do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, vão organizar um pedipaper no Jardim Municipal de Elvas destinado a alunos do 10. º ano, para que explorem, identifiquem e se maravilhem com as diferentes árvores do jardim e respetivas características diferenciadoras. A iniciativa enquadra-se e terá lugar no Dia do Fascínio das Plantas.

O evento, ao qual a Câmara Municipal de Elvas (CME) se associa, realiza-se na manhã do dia 18 de maio de 2021, Dia do Fascínio das Plantas. O Jardim Municipal de Elvas é o maior espaço verde desta cidade do Alentejo, onde o InPP está sediado. Lá se encontram espécimes de olaias, tílias, oliveiras, cedros, laranjeiras, castanheiros-da-índia, amoreiras, casuarinas, freixos e alfarrobeiras, entre muitas outras.


Olaia no Jardim Municipal de Elvas
Entre olaias, tílias ou oliveiras, é possível encontrar laranjeiras, castanheiros-da-índia e casuarinas, entre muitas outras árvores, no Jardim Municipal de Elvas.

A atividade tem início às 8h30 e será dividida em três sessões de 90 minutos cada, para três turmas do 10.º ano da Escola Secundária D. Sancho II: das 8h30 às 10h, das 10h às 11h30, e das 11h30 às 13h. Investigadores do InPP e professores da Escola estarão no local para assistirem os participantes. Uma outra turma, do curso técnico de multimédia, deverá participar, efetuando a reportagem do evento. Numa data posterior, uma atividade similar será proposta à turma do curso técnico-profissional de agropecuária.

O tema da Biodiversidade é abordado durante o 10.º ano de escolaridade. Como resultado desta atividade, o InPP, a Escola Secundária D. Sancho II e a CME continuarão a colaborar no desenvolvimento de um sistema físico de placas de identificação para as árvores do Jardim, com os respetivos nomes comuns, científicos e um código QR (Quick Response).

Este código QR, uma vez lido pelo smartphone de um visitante, permitirá aceder a uma base de dados sobre as árvores do Jardim Municipal de Elvas, onde se inclui a respetiva identificação, descrição, curiosidades, história e mitologia. Esta base/ brochura digital será criada pelos investigadores do InPP e os alunos e professores da Escola, e disponibilizada à CME e a todas as escolas secundárias do concelho de Elvas, num projeto que deverá estender-se até 2022.

O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) e procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversas áreas, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos, à silvicultura e produção de bens não alimentares, bem como à cultura e ao lazer.

Em Portugal, a iniciativa é coordenada pelo ITQB NOVA e pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas, e pretende que as instituições e empresas nacionais se juntem a centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar o maravilhoso mundo das plantas. Portugal é tido como um caso de sucesso e é tradicionalmente dos países que mais reúne instituições na celebração deste dia.

Siga o InnovPlantProtect no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram

pt
en fr de it pt es