O InnovPlantProtect (InPP) e a Escola Secundária D. Sancho II, do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, vão organizar um pedipaper no Jardim Municipal de Elvas destinado a alunos do 10. º ano, para que explorem, identifiquem e se maravilhem com as diferentes árvores do jardim e respetivas características diferenciadoras. A iniciativa enquadra-se e terá lugar no Dia do Fascínio das Plantas.
O evento, ao qual a Câmara Municipal de Elvas (CME) se associa, realiza-se na manhã do dia 18 de maio de 2021, Dia do Fascínio das Plantas. O Jardim Municipal de Elvas é o maior espaço verde desta cidade do Alentejo, onde o InPP está sediado. Lá se encontram espécimes de olaias, tílias, oliveiras, cedros, laranjeiras, castanheiros-da-índia, amoreiras, casuarinas, freixos e alfarrobeiras, entre muitas outras.
A atividade tem início às 8h30 e será dividida em três sessões de 90 minutos cada, para três turmas do 10.º ano da Escola Secundária D. Sancho II: das 8h30 às 10h, das 10h às 11h30, e das 11h30 às 13h. Investigadores do InPP e professores da Escola estarão no local para assistirem os participantes. Uma outra turma, do curso técnico de multimédia, deverá participar, efetuando a reportagem do evento. Numa data posterior, uma atividade similar será proposta à turma do curso técnico-profissional de agropecuária.
O tema da Biodiversidade é abordado durante o 10.º ano de escolaridade. Como resultado desta atividade, o InPP, a Escola Secundária D. Sancho II e a CME continuarão a colaborar no desenvolvimento de um sistema físico de identificação para as árvores do Jardim, baseado num código QR (Quick Response).
Este código QR, uma vez lido pelo smartphone de um visitante, permitirá aceder a uma base de dados sobre as árvores do Jardim Municipal de Elvas, onde se inclui a respetiva identificação, descrição, curiosidades, história e mitologia. Esta base/ brochura digital será criada pelos investigadores do InPP e os alunos e professores da Escola, e disponibilizada à CME e a todas as escolas secundárias do concelho de Elvas, num projeto que deverá estender-se até 2022.
O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) e procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversas áreas, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos, à silvicultura e produção de bens não alimentares, bem como à cultura e ao lazer.
Em Portugal, a iniciativa é coordenada pelo ITQB NOVA e pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas, e pretende que as instituições e empresas nacionais se juntem a centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar o maravilhoso mundo das plantas. Portugal é tido como um caso de sucesso e é tradicionalmente dos países que mais reúne instituições na celebração deste dia.